segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Taipu, Matriz da Paróquia de Ceará Mirim

 Livro de Assentos de Batismos da Paróquia de Ceará Mirim, nº 35, assento 682, pág. 237v

 

Taipu foi Matriz da Paróquia de Ceará Mirim, de julho de 1896 a agosto de 1897. O fato se deu motivado pelo desentendimento entre o Clero e políticos do Verde Vale da terra de Nossa Senhora da Conceição.

Falou-me o Professor João Batista dos Santos, que foi seminarista e é estudioso do assunto, que no Livro Tombo da Paroquia de Ceará Mirim, bem como na Arquidiocese da Paraíba, a quem a freguesia era ligada eclesiasticamente àquela época, há o registro da transferência da Sede da Matriz de Ceará Mirim para Taipu. O professor José Humberto da Silva, em Seu livro “Centenário da Fundação da Paróquia de Taipu – Ação e Fé”, também abordou o assunto. Escreveu Silva:

“Portanto, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henrique, oriundo do Engenho Bolandeira, na Cidade de Areia /PB, descendente de Francisco Xavier de Miranda que governou o Rio Grande do Norte, durante 11 anos e meio (1739-1751), Bispo que comandava a Diocese sufragânea de Natal uma das Glórias da Igreja do Nordeste, determinou que a sede da freguesia, que era em Ceará-Mirim, fosse transferida para Taipu, e isto aconteceu, em 16 de julho de 1896. Portanto, Taipu foi freguesia muito depois de ser Vila e no dia 16 de Agosto de 1897, retornou a freguesia para a cidade de Ceará-Mirim.” (Silva, 2013, pág. 24)

Da pesquisa que realizei nos Livros de Batizados da Paróquia de Ceará mirim, livro nº 35, de 15 de setembro de 1894 a 8 de setembro de 1896 e no livro nº 36, de 8 de setembro de 1896 a 3 de setembro de 1898, apresento a seguir uma sequência de transcrições de assentos de batismos que testemunha tal feito. Vejamos:

1 - O assento de batismo de nº 667, no livro 35, realizado em Ceará Mirim, aos 09 de julho de 1896, refere-se ao local da cerimônia como “nesta Matriz de Ceará Mirim”:

“A nove de julho de 1896 nesta Matriz de Ceará Mirim de licença minha o Vigario Estevam Jose Dantas baptizou solemnemente a Cleto, nascido a vinte seis de Abril ultimo filho legitimo de Antonio Marinho de Carvalho e Francisca Carolina Pacheco de Carvalho foram padrinhos Vigario Jose Paulino Dantas da Silva e Maria Ernestina Pereira Wanderley Do que se fez este assento. P Joao Maria de Brito Encarregado da Freguesia”

 

2 - Já no assento de batismo de nº 680, do livro 35, realizado em Taipu, aos 21 de julho de 1896, refere-se ao lugar da solenidade como “na Matriz de Taipu”:

“A vinte e um de julho de mil oitocentos e noventa e seis na Matriz de Taipu pus os Santos Oleos em Manoel nascido aos nove de julho ultimo; exposto na casa de Manoel [...] da Costa e baptizado por Luiz do rego Leite Gameleira. Doque se fez este assento do que me assigno. Vigario Jose Paulino Duarte da Silva”

 

3 - No assento de batismo de nº 685, do livro 35, realizado em Ceará Mirim, aos 21 de julho de 1896, a referência ao local da solenidade é “na Egreja de Ceara Mirim”:

"A vinte um de julho de mil oitocentos e noventa e seis na Egreja de Ceará Mirim baptizei solemnemente a João nascido a doze de Março ultimo filho legitimo de Manoel Francisco Xavier e Guilhermina Francisca Xavier, moradores na [...]. Foram padrinhos Ignacio [...] Mendes Teixeira e Maria Lucia Mendes Teixeira. Do que se fez este assento que assigno. O Vigario Jose Paulino Dantas da Silva"

 

4 - O assento de batismo de nº 795, livro 36, realizado em Ceará Mirim, aos 17 de agosto de 1897, faz referência à Capela de Ceará Mirim´, com a seguinte expressão: “na Capella da Cidade de Ceará Mirim”.

"A dezesete de Agosto de mil oitocentos de noventa e sete na Capella da Cidade de Ceará Mirim, baptizei selemnemente a Maria nascida dezesseis de Julho ultimo filha natural de Candida Alexandrina Barbosa residente na “Itapassaroca” sendo padrinhos Benedicto Feliz Pereira e Generosa Xavier de Sant’Ana. Do que se fez este termo e assigno. O Vigario Jose Paulino Dantas da Silva"

 

5 - Já assento de batismo de nº 802, no livro 36, realizado em Taipu, aos 15 de agosto de 1897, é o último assento que se refere à Taipu como Matriz, utilizando-se da seguinte expressão: “na Matriz de Taipu”.

“A quinze de Agosto de mil oitocentos e noventa e oito na Capella do Taipú baptizei solemnentemente a Isabel, nascida a trinta de maio de ultimo, filha legitima de Pio Pedro Gomes e Francisca Maria da Conceição, sendo padrinhos Manoel José do Nascimento e Aguida Maria da Conceição. Do que fiz este termo em que me assigno – Vigario José Paulino Duarte da Silva”

 

7 - No assento de batismo sequencial, o de nº 803, do livro 36, realizado em Taipu aos 22 de agosto de 1897, refere-se ao local da cerimônia como “na Capella do Taipu”, assim, a Matriz havia retornado à Ceará Mirim:

“A vinte dois de Agosto de mil oitocentos e noventa e oito na Capella do Taipú baptizei solemnentemente a Josefa nascida a dois de junho ultimo, filha legitima de Emigydio Jose de Sant’Ana e Angelica Maria da Silva, sendo padrinhos Francisco Nogueira da Silva e Josefa Umbelina do Amor Divino. Do que fiz este termo em que me assigno – Vigario José Paulino Duarte da Silva”

 

8 Por fim, no assento de batismo de nº 853, no livro 36, realizado em Ceará Mirim aos 17 de setembro de 1897, constata-se o retorno da Matriz da Frequesia para Ceará Mirim, com a seguinte descrição do local da solenidade: “na Matriz de Ceará Mirim”.

“A dezesete de setembro de mil oitocentos e noventa e sete na Matriz de Ceará Mirim, baptizei solemnemente a Roza, nascida a três d’este e filha de legitima de Miguel Jose de Maria e Francisca Alves de Souza moradores na cidade de [...], sendo padrinhos Francisco Bezerra Campos e Maria Roza da Conceição. Do que se fez este termo e assignei. O Vigario José Paulino Duarte da Silva”

 

Nos primeiros assentos de batismos, após a transferência da sede da Matriz da Paróquia para Taipu, percebe-se que na referência ao local “Egreja de Ceará Mirim”, os nomes “Egreja” estão rasurados, indícios de que houve correção posteriores aos assentos. Na sequência alguns assentos se mantiveram como “Matriz de Ceara Mirim”, mas logo passou-se a registar “Capela de Ceará Mirim, até que a Sede da paróquia retornou à origem, voltando os registros também aos termos originais “Matriz de Ceará Mirim” e “Capela de Taipu”, situação que perdurou até 18 de abril de1913 quando a Capela de Taipu passou a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, sede da paróquia do mesmo nome.

Importante também anotar que as datas dos assentos aqui transcritos, não são exatamente os dias em que houveram as transferências de sede, mas, os primeiros batizados realizados após tais transferências, isso porque, em muitos casos, entre as datas de transferências de sede e os registros aqui transcritos, houveram muitos batizados em outras comunidades da freguesia.

Um fato interessante que se constata pela primeira transcrição de batismo, aqui apresentada é que o padre João Maria (aquele que é nome de praça em Natal) foi encarregado da Freguesia de Ceará Mirim.

Fontes:

Livros de assentos de batismos nº 35 e 36, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS27-V3ND-S?i. Acessado em 02/agosto/2021.

Silva, José Humberto da. Centenário de Fundação da Paróquia de Taipu – Ação e Fé. Natal 2013.

 

Arnaldo Eugenio de Andrade, agosto / 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minuta do Requerimento à criação do Município de Poço Branco

Trechos da minuta do requerimento à criação do Município de Poço Branco. - Fonte: acervo da família do Sr. Valdomiro Alves da Rocha; colabor...