domingo, 21 de dezembro de 2025

SANTA CRUZ DO ARISCO DOS BARBOSA, UM TIME SECULAR

 

SANTA CRUZ DO ARISCO DOS BARBOSA, UM TIME SECULAR

No janeiro do ano de 2024, a comunidade do Arisco dos Barbosa, uniu-se para uma grande comemoração: o centenário do seu time, o Santa Cruz. Não sei as evidências que atestam a criação do Santa Cruz no ano de 1924, lembro-me que certa vez conversando com o saudoso Dequinha (José Carlos Gomes), ouvi dele que, conforme ouvia dos mais velhos, o Santa Cruz era o time mais antigo de Taipu, seguido pelo Palmeiras de Duas Passagens.

O Nome Santa Cruz, foi uma escolha de última hora, o time deveria se chamar Cruz de Ouro, em homenagem à Santa Cruz do Deserto, uma Cruz que ficava no cemitério dos pagãos, no caminho que ligava o Arisco dos Barbosa à Gameleira, saindo pelo Papagaio, passagem obrigatória para os atletas do Arisco, que iam enfrentar os adversários da Gameleira, época em que a bola das disputas era feita de palha de milho.

À época das reuniões para a criação do time Cruz de Ouro, estava no Arisco do Barbosa, vindo de retorno do Recife, o jovem Chico Cândido, tio do saudoso Agripino (in memoriam) esposo de Maria Elena Ferreira Barbosa, época em que o Santa Cruz do Recife estava em grande evidência e, portanto, conquistado o torcedor Chico Cândido, que inspirado na paixão pelo clube do Recife, demoveu a ideia do nome Cruz de Ouro, convencendo seus pares adotarem o nome de Santa Cruz ao time ali se iniciava.

A história do Santa Cruz ouvi de Cesarino Barbosa da Silva (Piolho - 1942), que no auge dos 83 anos, mantem uma invejável memória, com uma riqueza de detalhes impressionantes, e sem trocar vírgulas sequer, em cada uma das vezes que com ele me encontrei para conversamos sobre a história do Arisco dos Barbosa, quase sempre na mercearia de Gonzaga.

Foi do Santa Cruz, que se orgulha de ter visto o deputado Magnus Kelly vestido sua gloriosa camisa para disputar uma partida de futebol, que surgiu o Esporte do Arisco da Gameleira, na década de 1970, numa cisão, por desentendimentos durante uma eleição para a presidência do Santa Cruz, o saudoso Severino Barbosa saiu do Santa Cruz e fundou o Esporte, no vizinho Arisco da Gameleira, nascendo ai a maior rivalidade no esporte de Taipu de todos os tempos,  que somente foi atenuado com o surgimento do Grêmio de Taipu, que tinha como base do seu plantel, os jogadores do Esporte.

Do Santa Cruz também derivou o Náutico, no Arisco do Cassiano, terra dos consórcios matrimoniais entre a família Barbosa da Silva e a Família Varela.

Santa Cruz – 1982, à época, com as cores verde, vermelha e branca – da direita para a esquerda, em pé: ???, Dida, Sapira, Iguatemi, Júnior Viana, Arnaldo (que vos escreve) e Nequinho; agachados: Lelé, Mundeiro, Arlindo, Luiz de Zé Pedro e Zé Barbosa – Fonte: arquivo pessoal do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SANTA CRUZ DO ARISCO DOS BARBOSA, UM TIME SECULAR

  SANTA CRUZ DO ARISCO DOS BARBOSA, UM TIME SECULAR No janeiro do ano de 2024, a comunidade do Arisco dos Barbosa, uniu-se para uma gran...