domingo, 1 de maio de 2022

Mudança da Capital do Estado

 

Jornal do Recife, edição de 9 de julho de 1891, página 2

 Sobre a mudança da Capital do Estado do Rio Grande do Norte:

Deu no “Jornal de Recife” – quinta feira, 9 de julho de 1891 – Seção Estados – Rio Grande do Norte, conforme transcrição a seguir:

No dia 29 do mez findo, foi encetado o debate sobre o projecto da Constituição que foi approvado em 1ª discussão até a secção 2ª do capítulo II. Falaram os Srs. Augusto Leopoldo, Meira e Sá, Carvalho e Guilherme que apresentou uma emenda ao projecto para dada a morte ou renúncia de algum deputado no último anno da legislatura, ser chamado para substituí-lo o mais votado dentre os que não tiveram sido eleitos.

- No dia 30 continuou a discussão da Constituição, que foi aprovada até o capítulo 3º.

No correr da discussão foi levantada a questão da mudança da capital e foi aprovada em 1ª discussão uma emenda do Sr. Meira e Sá, por ele justificada, determinado que a capital do Estado será oportunamente mudada para o ponto mais conveniente do interior do Estado que ficar equi-distante das suas extremidades.

 Na mesma matéria, continuando o transcrito acima, trata os efeitos da seca, enfocando as graves consequências da estiagem. Cita por exemplo, que de 1877 à data da matéria publicada (1891), houve chuvas regulares apenas nos anos de 1882 e a884. A coluna é concluída com uma nota sobre Taipu:

- Na villa de Taipú victima de graves padecimentos, falleceu no dia 29 do mez ultimo, na idade de 82 annos, o cidadão Estevam Alipio d’Oliveira, que era um cidadão dotado de excelentes qualidades, pai de família extremoso, amante do trabalho e um republicano de caracter firme e de convicções arraigadas.

sábado, 16 de abril de 2022

A Estação Ferroviária de Taipu

Telhas da Estação Ferroviária de Taipu - à cima, telhas fornecida por Saccoman Freres Saint Marsseille, em baixo, Fábrica S. Gonçalo - Gentil F. Sousa - Imagens: o autor.

 

A Estação Ferroviária de Taipu foi inaugurada aos 15/11/1907, composta por 1 sala administrativa, 1 sala bilheteria, 1 alojamento, 1 armazém e 1 plataforma com 34 metros de extensão; a Estação mede 18,5m x 13,5m, porém, em 1998, parte da plataforma foi removida para acesso à rua principal.

Os materiais da construção do prédio devem ter sido oriundos das regiões adjacências, entretanto, as telhas, que tiveram dois fornecedores distintos, foram adquiridas da fábrica São Gonçalo, propriedade de Gentil Ferreira de Souza, ex-prefeito de Natal por dois mandatos, e, outra parte, traz a seguinte inscrição estampada: SACCOMAN FRERES, ST HENRI MARSEILLE.

As telhas de fornecedores destintos pode ser um indicativo de que a Estação foi construída em mais de uma fase, e que o alojamento, parte onde foi coberta com as telhas SACCOMAN FRERES tenha sido construída na 1ª fase para servir de apoio às obras.

Assim, parte das telhas da Estação Ferroviária de Taipu, vinda da 2º maior cidade da francesa, Marsseille, já está com, aproximados, 115 anos.

 

Fontes:

Estações Ferroviárias do Brasil: http://www.estacoesferroviarias.com.br/rgn/taipu.htm

Crônicas Taipuenses: https://cronicastaipuenses.blogspot.com/search?q=estação+ferroviária

 

 



FAMÍLIA RAPOSO DA CÂMARA E AS DESCENDÊNCIAS TAIPUENSES: FERREIRA DE MIRANDA, GADELHA DA COSTA, JUVÊNCIO DA CÂMARA, RODRIGUES DA CÂMARA, RODRIGUES DA SILVEIRA E RODRIGUES MONTEIRO

  FAMÍLIA RAPOSO DA CÂMARA E AS DESCENDÊNCIAS TAIPUENSES: FERREIRA DE MIRANDA, GADELHA DA COSTA, JUVÊNCIO DA CÂMARA, RODRIGUES DA CÂMARA, ...