sábado, 16 de abril de 2022

A Estação Ferroviária de Taipu

Telhas da Estação Ferroviária de Taipu - à cima, telhas fornecida por Saccoman Freres Saint Marsseille, em baixo, Fábrica S. Gonçalo - Gentil F. Sousa - Imagens: o autor.

 

A Estação Ferroviária de Taipu foi inaugurada aos 15/11/1907, composta por 1 sala administrativa, 1 sala bilheteria, 1 alojamento, 1 armazém e 1 plataforma com 34 metros de extensão; a Estação mede 18,5m x 13,5m, porém, em 1998, parte da plataforma foi removida para acesso à rua principal.

Os materiais da construção do prédio devem ter sido oriundos das regiões adjacências, entretanto, as telhas, que tiveram dois fornecedores distintos, foram adquiridas da fábrica São Gonçalo, propriedade de Gentil Ferreira de Souza, ex-prefeito de Natal por dois mandatos, e, outra parte, traz a seguinte inscrição estampada: SACCOMAN FRERES, ST HENRI MARSEILLE.

As telhas de fornecedores destintos pode ser um indicativo de que a Estação foi construída em mais de uma fase, e que o alojamento, parte onde foi coberta com as telhas SACCOMAN FRERES tenha sido construída na 1ª fase para servir de apoio às obras.

Assim, parte das telhas da Estação Ferroviária de Taipu, vinda da 2º maior cidade da francesa, Marsseille, já está com, aproximados, 115 anos.

 

Fontes:

Estações Ferroviárias do Brasil: http://www.estacoesferroviarias.com.br/rgn/taipu.htm

Crônicas Taipuenses: https://cronicastaipuenses.blogspot.com/search?q=estação+ferroviária

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...