O Desembargador Bernardo Coelho da Gama Casco instalou, aos 03 de maio de 1760, o Município e Freguesia da VILA NOVA DE SÃO MIGUEL DE ESTREMOZ DO NORTE.
Ainda com os olhos cheios d’água pela ausência dos jesuítas amigo, GUAGIRU assistiu no dia 3-5-1760 a mudança do nome de sua terra, quando o desembargador BERNARDO COELHO DA GAMA CASCO, dando os 3 vivas rituais ao REI DE PORTUGAL, declarou instalado o Município e Freguesia de VILA NOVA DE S. MIGUEL DE ESTREMOZ DO NORTE, transladando para o Brasil o nome do bucólico aduar mourisco de Alequer. (Senna – 1974, 419).
Boca da Mata era um importante povoado de Estremoz e, segundo Senna, citando um artigo de Leitão de Almeida, na Gazeta do Norte (Rio 28/08/1913), chamou-se antes de Coité. (Coité também foi o nome anterior da Macaíba).
No ano de 1855, por iniciativa do deputado Manoel Ferreira Nobre, o povoado de Boca da Mata foi elevado a categoria de Vila. Já o deputado José Alexandre Seabra de Melo dirigiu-se à Assembleia Legislativa Provincial, em 16 de julho de 1855, solicitando a transferência da sede da Vila Nova de Estremoz do Norte para Boca da Mata, para Boca da Mata, com o nome de Briosa Vila de Ceará Mirim.
Um novo projeto foi aprovado por Lei Provincial 321, em 18 de agosto de 1855, promovendo a mudança da Sede para Vila de Ceará Mirim, sem o adjetivo “Briosa”.
Atendendo às reclamações chegadas, o Presidente Antônio Bernardo de Passos, pela resolução 345, de 4 de setembro de 1856, suspendeu a execução da Lei 321, condicionando a mudança à construção da Cadeia e da Intendência Municipal (Casa da Câmara).
Em 30 de julho de 1858, o presidente Nunes Gonçalves assinou a Lei 370, tornando sem efeito a suspensão da transferência da sede que passou a chamar-se Vila de Ceará Mirim.
Aos 09 de junho de 1882 a Vila de Ceará Mirim foi elevada à categoria de Cidade, por projeto apresentado pelos Deputados Augusto Leopoldo Soares da Câmara, Pedro Soares e Araújo, Antônio Carlos Fernandes Pimenta e Galdino Procópio Rego. A Lei 837, que aprovou a elevação da Vila à Cidade de Ceará Mirim e constituiu os distritos de Capela, Estremoz, Muriú e Taipu.
A última seção realizada na Câmara de Estremoz aconteceu 22 de janeiro de 1857, no entanto, a primeira seção na Câmara de Ceará Mirim foi realizada aos 14 de outubro de 1858, portanto, 21 meses após a última seção de Estremoz.
A primeira seção da Câmara de Ceará Mirim contou com os seguintes membros:
Francisco de Paula Soares da Câmara – Presidente
Miguel Germano de Oliveira Sucupira
José de Góes de Vasconcelos Borba
Bento Gervásio Freire Revoredo
Padre João Coelho de Souza
Joaquim Romão Seabra Melo
Arnaldo Eugenio de Andrade, 09 de abril de 2022
Fonte: Senna, Júlio Gomes de. Ceará Mirim Exemplo Nacional - 1938-1972, Volume I. Pongetti. Rio de Janeiro, 1974
Nenhum comentário:
Postar um comentário