No primeiro registro civil de óbito do Cartório da Vila de Taipu consta o falecimento do Desembargador Aprígio Augusto Ferreira Chaves, falecido aos 19/07/1906, e sepultado na dita Vila, conforme transcrição do registro do óbito:
Numero um – Aos vinte dias do mes de julho, de mil novecentos e seis nesta Villa de Taipù, em meu Cartorio veio Renato Chaves e declarou que o Desembargador Aprigio Augusto Ferreira Chaves, casado, com quarenta e seis anos de idade, filho legítimo do Bacharel Joaquim Ferreira Chaves e D. Clara Ferreira Chaves, havia fallecido hontem, as três horas da tarde, nesta Villa, de molestia denominada Deremattite Aguda de Forma elephanciaca e foi amortalhado de preto e tem ser sepultado no cemiterio desta Villa. O fallecido não deixou disposição testamentaria. E, para constar, faço este termo que assigna o declarante e as testemunhas Cidadãos José Vilella Cid e Manoel Cassiano da Costa. Eu, José Martins Fernandes Official interino do Registro Civil o escrevi. (Cartório de Registro Civil de Taipu / RN, Livro de Registro de Óbitos Nº 1, pág 1, assento nº 1)
O Desembargador Aprígio Augusto, era filho do Bacharel Joaquim Cavalcante Ferreira Chaves e Maria Clara (ou Clara Maria) Ferreira Chaves, portanto, irmão do, também Desembargador, Joaquim Cavalcante Ferreira Chaves Filho, conhecido simplesmente por Joaquim Ferreira Chaves, que foi o 14º e 20º Governador do Rio Grande do Norte, além de Senador da República, pelo mesmo Estado, em várias legislaturas.
Provavelmente o ilustre desembargador morador da villa de Taipu,seria proprietario de alguma fazenda,sitio nas proximidades da Villa de Taipu ou distante dela no vasto territorio municipal taipuense,pelo qual nos anos iniciais de sua autonomia política e administrativa e territorial,nas décadas de 1890 e 1900,haviam muitos milhares de hectares de terras devolutas que pertenciam ao governo do estado do RN,hipoteticamente pelo poder de influencia e pelo poder monetario do desembargador,ele teria comprado terras devolutas pertencentes ao governo estadual no municipio de Taipu.
ResponderExcluirIsso são só suposições.
Interessante sua colocação, Alfredo! É uma possibilidade sim.
Excluir