O padre José Esteves Vianna
Da povoação do Taipú, do município e freguezia do Ceará Mirim, nos foi enviado, para ser publicado, o abaixo assignado que segue:
Illm. e Rvd. Sr Padre José Esteves Vianna. – Os serviços prestados por V. Rvd. ao culto Divino que é a Religião estabelecida, especialmente à nós abaixo assignados moradores no districto de Taipú da freguezia do Ceará Mirim, são altos e grandiosos, e faltaríamos ao nosso dever se, retirando se V. Rvd. para a provincia de Pernambuco, não dessemos um publico testemunho à V. Rvd. do nosso respeito, admiração e reconhecimento. Os trabalhos emprehendidos por V. Rvd. e sob sua exclusiva administração, já com relação ao Cruzeiro e ao aceio da capella, para com a devida decencia terem lugar os actos religiosos, sobrelevam aos affeitos produzidos no espirito desta população pelos edificantes sermões que, durante o tempo quaresmal se sérvio V. Rvd. de pregar, ouvindo V. Rvd. nesses dias para mais de 260 fieis no tribunal da penitencia.
A par de todos esses serviços e trabalhos, que os abaixo assignados consideram relevantes e meritorios, está a haver V. Rvd. obtido do Exm. Rvd. Diocesano, nosso muito amado prelado, permissão para que, pela primeira vez tivesse lugar a procissão do Encontro, acto este que foi feito com toda a decencia e devida solemnidade.
E, já que foi V. Rvd. quem essa graça obteve pedem-lhe os abaixo assignados, que se digne de apresentar ao Exm. e Rvd. Sr. Bispo os seus eternos agradecimentos.
Desejando a V. Rvd. perfeita saúde, e viagem prospera e feliz, esperam os abaixo assignados, que V. Rvd. Acceite a presente demonstração de estima e alto respeito que os abaixo assignados, fieis interpretes de seus sentimentos, depositam nas mãos de V. RVd.
Taipu, 6 de Abril de 1885
(Seguem-se 184 assignaturas).
(Do Correio do Natal).
Duas questões:
Onde seria o “Cruzeiro” ao qual o texto faz referência?
Quem seria os donos das 184 assinaturas?
Fonte:
Jornal do Recife, edição de 26/08/1885, pág. 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário