quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Moysés e Carmélia

                                Crédito: Clara, neta do casal

Moysés Pequeno de Moraes, (Eugenio de Andrade), natural de Taipu, nasceu aos 01/10/1906 e faleceu no trágico acidente com a caminhão de romeiros que retornava da cidade de Canindé no Ceará, acidente ocorrido na BR-304, no trecho entre as cidades de Mossoró e Assú, aos 14/12/1955; casou-se civilmente em Taipu, aos 12/03/1932, e no religioso, também em Taipu, na Igreja Matriz, aos 17/04/1937, com sua prima legítima Carmélia Paiva de Moraes, filha legítima de Manoel Eugenio de Andrade e de Maria Amélia de Paiva, falecida.

Moysés era conhecido pelas suas habilidades nas artes, e seu envolvimento nos movimentos sociais da cidade. Era poeta, músico, compositor, organizador de bloco de Carnaval, presidente do Taipu Esporte Clube, time de futebol que antecedeu o Estrela do Norte. (parte dessas informações estão no diário pessoal da professora Francisca Avelino).

Moyses era filho de Joaquim Pequeno de Moraes e de Francisca Eugenio de Andrade, portanto, neto pela parte materna do Cel. Manoel Eugenio Pereira de Andrade. Já Dona Carmélia era filha de Manoel Eugenio de Andrade e de Amélia Emília de Paiva, neta, pela parte paterna do dito Cel. Manoel Eugênio de Andrade.

Após o falecimento de Moyses a família migrou para o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moysés e Carmélia

                                        Crédito: Clara, neta do casal Moysés Pequeno de Moraes, (Eugenio de Andrade), natural de Taipu, na...