sábado, 20 de novembro de 2021

K-Ximbinho

Aos 29/11/1995 o assessor administrativo da Prefeitura Municipal de Taipu, José Viana Junior, protocolava a carta de Evaniel Máximo de Souza, solicitando que a Prefeitura de Taipu homenageasse o filho ilustre K-Xibinho, concedendo seu nome a  uma Rua ou Praça, em sua cidade Natal.
 

2 comentários:

  1. Quero agradecer ao amigo Arnaldo pela publicação da homenagem a filho ilustre de nossa terra K-Ximbinho, informo que a referida homenagem foi atendida com a denominação da Rua K-Ximbinho no Conjunto Habitacional da Caixa E. Federal localizado na entrada da nossa cidade. Att. José Viana Junior Agente Administrativo da PMT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importantíssima, caro Júnior, a homenagem ao ilustre filho K-Ximbinho; que outros também sejam lembrados, a exemplo do Cel Estevam, do Gal Francisco Gomes da Costa, dos grandes empreendedores João Gomes da Costa e Theophilo Furtados; das humanitárias Irmã Natalina e Irmã Marílúcia, ao Poeta Luiz Viana, dentre tantos outros; que justiça seja feita ao casal Bernardo José da Costa Gadelha e Maria Ignácia do Carmo Rangel, doadores da terra sobre a qual foi construida e Capela a N. S. do Livramento e em seu entorno instalou-se a Vila de Taipu; claro que não tenho aqui a intenção de lista todos àquelas a quem devemos homenagem, mas não posso deixar de citar outro grande esquecido, o Padre Fidelis de Paiva Ferreira que, na minha compreensão, foi p "Arquiteto" da criação da Vila de Taipu e, que sabe, possamos um dia reparar tamanha injustiça dando, à estada que liga Taipu à Serra Pelada, o seus nome. Estaríamos ligando sua casa Serra Pelada à Taipu, a vila que o ajudou criar. Estaríamos ligando a passando ao presente e assim criando a estrada do futuro da nossa memória.

      Excluir

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...