quinta-feira, 24 de junho de 2021

Paróquia de N. S. do Livramento, criação do Apostolado da Oração dos Homens.

 




Transcrição da Ata:

"Acta da primeira sessão ordinaria do Apostolado da Oração dos homens da Paroquia de N. S. do Livramento de Taipú, sob a Presidencia do Revmo Padre Manoel Gadelha, Diretor local e Presidente.

Aos cinco dias do mez de Setembro de mil novecentos e vinte, em um dos corredores laterais desta Matriz de Taipú, teve lugar a primeira sessão ordinaria do Apostolado da Oração dos homens, da mesma Paroquia, presidida pelo Revmo. Vigario Padre Manoel Gadelha, Director local e Presidente.

Aberta a sessão com o comparecimento de todos os zeladores e grande numero de fieis, pelas preces do estylo e não havendo acta a ler por ser a primeira sessão que se fazia do Apostolado dos homens separadamente do das senhoras, o Revmo. Director tomando a palavra depois de ter lido um capitulo do Manual que regra a associação, congratulou-se com os zeladores por formarem a uma associação independente com a sua Directoria distinta da das senhoras a que estiveram ligados, constituindo uma so corporação e agindo provisoriamente até pouco tempo.

Em seguida assumiram a prosseguir trabalhando sempre pelos interesses do Sagrado Coração de Jesus, demonstrando que não agiam como uma parte mas com um todo que era constituído pelo Apostolado em todo o Universo a que estavam unidos pelo mesmo Sagrado Coração, pela comunhão de ideias e pelas que visavam o mesmo fim de ensinar o Reino de Deus na terra. Incitou-se ainda a perseverança no bem, a mesma animados sempre pelo espírito do Divino Mestre certo de que não ficaram sem recompensa os esforços despendidos por cada um, para a gloria de Deus. Declarando o Zelador João Soares que, por motivo justo, não podia aceitar o cargo de Thesoureiro para que tinha sido nomeado, o Revmo. Presidente nomeou para substituílo o Zelador Manoel Clementino que aceitou.

Nada mais havendo a tratar, manda fazer a colleta que rendeu cinco mil quatrocentos e oitenta (5$489) que foi entregue ao Zelador tesoureiro e encerrou a sessão com as orações de costume e a bençam do S. S. Sacramento.

Do que, para constar, eu Manoel Eugenio de Andrade secretario faço a presente submeto a aprovação da Directoria."

 

Fonte: Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, livro de assentos de batismos nº 10 (a ata está inserida entre as folhas desse livro). Disponível no site: https://www.familysearch.org/ark, filme 008163648, folha 2540. Acesso em 24/junho/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...