quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Curiosidades sobre a ampliação da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento


1 - O projeto inicial teria duas Torres?

No livro tombo nº 1, pag. 41v, o Padre Ruy fez anotações, em 28/01/1959, informado sobre o início dos trabalhos da frente da Matriz.  Dentre outras coisas, escreveu Padre Ruy: “Irei aumentar a frente da Matriz e levantar as torres” – Escreveu assim mesmo, as torres, no plural.

2 - Doação da cruz da torre

No mesmo Livro Tombo, está registrado, mais de uma vez, que a cruz foi ofertada pela Usina Ilha Bela.

3 - Doação das portas da frente

Registrou Padre Ruy, no Livro Tombo, que teria conseguido com o Governador Dinarte Mariz 70.000,00 Cruzeiros, para a compra das portas da frente – Um detalhe: a esposa de Dinarte Mariz, em segundas núpcias, era a Senhora Ione Siqueira Mousinho, bisneta do taipuense Pantaleão José Mousinho (1826–1908) e Antônia Joaquina de Moraes (1832-1917)

4 - Tamanho da ampliação

A ampliação foi de 7 metros, conforme registra Padre Ruy no Livro Tombo. Na planta  consta 8 metros, da parte a construir.

5 - Varandas

Na planta consta 2 varandas externas, laterais à torre, na altura do coro - Seria bem interessante. Desconheço alguma outra Igreja que tenha "Sacadas Externas".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...