terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Magnus Kelly, despediu-se da vida

 

Magnus Kelly em momentos - Fotos reprodução

 

MAGNUS KELLY DE MIRANDA ROCHA, filho de Marino Alves da Rocha e de Dona Maria Inês Rocha de Miranda, neto paterno de Adão Marcelo da Rocha e de Dona Luíza Querubina da Nascimento e, pela parte materna, de João Miranda Filho e de Dona Suzana Leite de Miranda, nasceu em Taipu, na casa que atualmente pertence à Senhora Darci Balbino, a 1º de outubro de 1945.

Magnus Kelly, que era advogado, participou do movimento político “Cruzada da Esperança”, liderando pelo ex Governador Aluízio Alves; foi deputado estadual por três legislaturas, conquistando os mandatos em 1966, 1970 e 1974, sendo eleito, para seu primeiro mandato, com apenas 21 anos de idade.

Na sua bandeira de luta por Taipu, destaca-se as reivindicações pela aquisição de um Ginásio (Escola de Curso Ginasial, à época) para Taipu, a exemplo da matéria abaixo, publicado na imprensa da época, com o título – Magnus pede ginásio para Taipú:

Mostrando o sacrifício que tem que ser vencido diariamente por mais de uma centena de jovens estudantes de Taipú, o Deputado Magnus Kelly, ao justificar o requerimento que apresentou, disse acreditar que no Governo Tarcísio Maia que tem como Secretário da Educação o prof. João Faustino, a questão será solucionada satisfatoriamente. É que a cidade de Taipú espera um ginásio para atender ao interesse do estudo de sua mocidade, lembrando que embora mais de 100 alunos diariamente se dirijam a escolas em Ceará Mirim, igual quantidade de jovens deixa de fazer o mesmo porque não tem condições financeiras para enfrentar além das despesas com fardamento e livros, a de transporte.

Lembrou que a comunidade de Taipú luta a alguns anos para obter este benefício, tendo ele mesmo o orador requerido em seguidos anos esta providência do Governo Estadual através de apelos repetidos. Está certo de que o novo estilo administrativo implantado pelo Governador Tarcísio Maia porá fim a esta situação vexatória, mostrando ainda que o Deputado Federal Pedro Lucena já fez constar no orçamento deste ano verba de 50 mil cruzeiros para auxiliar a Prefeitura de Taipú na construção e instalação de um ginásio, gesto que terá este ano solidariedade dos componentes da bancada federal do MDB e do Senador Agenor Maria, ajudando ao movimento daquele município neste mesmo sentido. (fonte: Jornal Diário de Natal, edição nº 09778, página 5, de 30 de abril de 1975).

De Magnus Kelly lembro de suas campanhas políticas, dos discursos inflamados, dos deslocamentos à palhaça para espera sua caravana, que já chegava em Taipu na sua kombi palanque. Lembro do seu carro, estacionado no velho casarão da sua avó Suzana, que atualmente pertence Afrânio Miranda Filho, cheio de presentes para o dia das crianças, e a algazarra que as crianças, dentre elas, eu, faziam pela aquela felicidade ímpar.

Magnus Kelly despediu-se da vida aos 17 de dezembro de 2022, aos 77 anos, e foi sepultado no Cemitério Morada da Paz.

4 comentários:

  1. Lembro de ouvir falar em Magnus Kelly visitando a nossa cidade nas eleições de 1988 para a prefeitura de Taipu em que concorria o saudoso Vavá Cruz e Dr. Marcelo cuja vitória foi obtida por Vavá.

    ResponderExcluir
  2. Meus pêsames a toda família enlutada, peço-lhes desculpas a família por não ter ido ao sepultamento, pois vem saber do seu falecimento neste exato momento.

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos a família e amigos

    ResponderExcluir
  4. Fomos moleques juntos em Taipú. Sempre dinâmico e inteligente. Bom caráter, bom companheiro.

    ResponderExcluir

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...