sábado, 13 de agosto de 2022

Sobre a criação da Paróquia do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes do Porto dos Touros


Sobre a criação da Paróquia de Touros, desmembrada da Paróquia de Extremoz, encontrei o que transcrevo abaixo:

"Diz o Padre Feliz Alves da Cruz, Vig. ... da Igreja do S. Bom Jesus dos Navegantes do Porto dos Touros ... despacho mande ao Escrivão da Câmara Eclesiástica lhes dê por Certidão o theor do Decreto, ou aviso Imperial, em virtude do qual foi desmembrada a dita Igreja da Freguesia de Extremoz e a sua divisão por isso. ... provisor a fim lhe defira do que ... Olinda 18 de setembro de 1834, estava assignado     Joaquim da Assumpção, Presbitero ... e Escrivão da Camara Episcopal do Bispado de Pernambuco sua Exa. Rvma.

Certifico que revendo o Livro de Registros das Ordens Imperiais, nelle achei o Decreto, de que faz menção a petição supra cujo theor se dá da maneira seguinte: A Regencia em nome do Imperador o Senhor D. Pedro segundo há por bem sancionar e mandar que se execute a seguinte Resolução da Assembleia Geral Legislativa, tomada sobre a outra de Conselho Geral desta Provincia do Rio Grande do Norte. Artigo primeiro: Que a Freguesia da Villa de Extremoz seja dividida em duas, uma a mesma actual e outra na povoação do forte dos Touros. Artigo segundo: que seja a divisão dela do Rio Maxaranguape, pressipiando da .... do mar e seguindo pelo mesmo assima athé Carnahubinha ... e da hí procurando em linha recta o Riacho Fundo, continua por alli ather a Fazenda Lages, ficando a parte do Leste ao Norte para a nova Freguesia, e Sul ao Oeste para a actual. Artigo Terceiro: Que o Parocho na nova Freguesia percebera as mesmas conhecenças e decretos Parochiais que percebem os da freguesia mãe. Artigo Quarto: Que a Freguesia que se passa a criar seja criada com a denominação de Freguesia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes do Porto dos Touros, e a Igreja ali hoje erguida seja a sua Matriz, e a Freguesia actual se conserve com o antigo titulo de Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres e São Miguel, e a Matriz a que já existe. Antonio Francisco de Paula .... Cavalcante de Albuquerque, do Conselho do mesmo Imperador, Ministro e Secretario de Estado dos negócios da Fazenda e encarregado interinamente dos do Imperio assim o tenha a fim de executar. Palacio do Rio de Janeiro em cinco de setembro de mil oito centos e trinta e dois, undécimo da independência do Imperio, Francisco de Lima e Silva, José da Costa Carvalho, João Braulio Muniz, Antonio Francisco de Paula Cavalcante e Albuquerque.

E nada mais se continha o Dito Decreto que bem e fielmente fiz copiar do próprio que se acha registrado no Livro, ao qual me reporto e vai esta sem rasura duvida fará por mim subscrita assignada nesta Casa da Camara Episcopal de Olinda aos desesete de setembro de mil oito cento e trinta e quatro. Eu o Padre Joaquim de Assumpção Escrivão da Camara Episcopal o fiz escrever subscrever e assignar. O Padre Joaquim de Assumpção. Esta he a fiel Copia do Decreto da divisão desta Freguesia que fielmente eu copiei neste Livro, sem almento e diminuição alguma oque affirmo .... Parochia Vila dos Touros 2 de Abril de 1835.

Feliz Alves da Cruz, Vigário ...."

Fonte: Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, Touros / RN. Documento digitalizado e disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS2Q-N3GL-K?i=1578&cat. Acessado em 13 de agosto de 2022.

Nota: Os espaços pontilhados foram palavras ou frases  que não consegui lê.


 [U1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minuta do Requerimento à criação do Município de Poço Branco

Trechos da minuta do requerimento à criação do Município de Poço Branco. - Fonte: acervo da família do Sr. Valdomiro Alves da Rocha; colabor...