Alexandre Vitorino de Andrade (ou Alexandre José de Andrade, conforme consta no seu assento de casamento em primeiras núpcias), filho de Vitorino José de Andrade e de Faustina Maria do Espírito Santo, viúvo por falecimento de Maria Inácia da Conceição, casou-se em segundas núpcias, aos 06/05/1879, na Igreja Matriz de Ceará Mirim, com Francisca Maria de Andrade, filha legítima de Eugenio Pereira de Andrade e de Maria Joaquina das Candeias; consta no assento de casamento que os nubentes foram dispensados dos impedimentos por parentesco em segundo grau igual, ou seja, eram primos legítimos, assim, constata-se que Eugenio Pereira de Andrade e Vitorino José de Andrade eram irmãos; sendo os nubentes primos legítimos, tinham avos em comuns, que eram João José de Azevedo e Theodora Maria da Conceição; a esses avós em comuns, cheguei pelo assento de casamento de Eugenio Pereira de Andrade com Maria Joaquina das Candeias, realizado no Sítio Russo Velho, Freguesia de Sant'Ana do Matos do Assu, aos 23/05/1838.
João José de Azevedo e Theodora Maria da Conceição eram meus 4º avos, pela linhagem de Eugenio Pereira e Maria Joaquina.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVictorino José de Andrade foi meu pentavô. Fazia muito tempo que eu tinha curiosidade em saber se Eugenio de Andrade e Vitorino de Andrade seriam da mesma origem genealógica. Parabéns por este trabalho, primo!
ResponderExcluirOlá primo Júlio Andrade! Que bom que descobrimos esse nosso parentesco. Sempre desconfiei que Eugenio Pereira de Andrade e Vitorino José de Andrade fossem irmãos, eles aparecem juntos, com frequência, nos eventos religiosos de batismos e casamentos. Vitorino, que é testemunha do casamento de Eugenio, aparece como padrinho do futuro genro Manoel (o Coronel Manoel Eugenio Pereira de Andrade), que é filho de Eugenio. Por fim foi possível constatar que Eugenio e Vitorino, troncos genealógicos das famílias, Eugenio de Andrade e Vitorino de Andrade, respectivamente, eram irmãos.
ExcluirOlá Arnaldo , o Cel. Manoel Eugênio Pereira de Andrade é meu Tataravô, sou neta de Carmélia Paiva de Andrade ou Carmélia Paiva de Morais (nome de casada)Adorei conhecer um pouco da história da nossa família. Obrigada por compartilhar.
ExcluirBoa tarde, Clara! Somos parentes; eu sou bisneto de Vicente Eugenio de Andrade e de Theodora Maria do Espírito Santo; Vicente Eugenio era irmão do Cel Manoel Eugenio, que eram filhos de Eugenio Pereira de Andrade e de Maria Joaquina das Candeias, portanto, Eugenio e Maria Joaquina eram nossos descendentes comuns, em linha reta.
ExcluirMuito bom encontrá-la, ainda que virtualmente.