sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Taipu - Eleições municipais 1958

 Panfleto das candidatura de João Praxedes, prefeito, e Lídio Fernandes, vice prefeito, nas eleições de 1958 - Fonte: acervo do Professor Gustavo Praxedes.

 

As eleições para prefeito e vice prefeito de Taipu, ocorridas aos 5 de janeiro de 1958, para a gestão no município no período de 28 de março de 1958 a 30 de março de 1963, foram disputadas por Vicente Ferreira da Cruz, PSD, que tinha como companheiro de Chapa Luiz Gomes da Costa, PDC, contra João Praxedes do Amaral Lisboa, UDN, que tinha como candidato a vice prefeito Lídio Fernandes de Oliveira, PTB.

Naquela época a votação para prefeito era independente da votação para escolha do vice prefeito, assim, era possível elege-se o candidato a prefeito de uma chapa, e o vice prefeito de outra chapa, e foi o que aconteceu em Taipu, elegeram-se, prefeito, Vicente Ferreira da Cruz, e vice prefeito, Lídio Fernandes de Oliveira.

Vale anotar que o Jornal “O Poti”, edição 00964, de 05/01/1958, pág. 06, publicou, equivocadamente, as chapas concorrentes em Taipu como sendo Vicente Ferreira da Cruz com Lídio Fernandes de Oliveira, contra João Praxedes do Amaral e Luiz Gomes da Costa. A imagem do panflete com João Praxedes, Prefeito, e Lídio Fernandes, vice prefeito, desfaz o equívoco.

Ainda sobre as eleições de 1958, que deve ter sido bem movimentada nas prévias às convenções, a julgar pela publicação do jornal “Diário de Natal”, na edição 02943, de 08/08/1952, pág. 8, que noticiara a oficialização da Chapa com Vicente Cruz, pessedista, para prefeito e Herodoto Miranda, republicano, para vice prefeito, para concorrer às eleições de 1952. A chapa não concorreu nas eleições de 1952 e, pelo aqui visto, foi reformulada para as eleições de 1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O tanque do Poço do Antônio

                                                           Tanque do Poço do Antônio, crédito Emerson Oliveira                              ...