Capela de Poço Branco Velho - Foto reprodução
A atual cidade de Poço Branco é o resultado da composição das comunidades de Poço Branco velho, do Jacaré e das famílias que chegaram à região para trabalhar na construção da Barragem. Poço Branco velho ficava à margem esquerda do Rio Ceará Mirim, o Jacaré, ao nascente Poço Branco velho, e à margem direita do Rio. Ambas foram transferidas para ceder lugar à represa da barragem. Ficaram submersas.
Sr. Raimundo Cacheado, além da grande participação na construção da atual Poço Branco, deixou um importantíssimo trabalho para a memória dessa história: elaborou o mapa de Poço Branco velho. O mapa foi publicado por Sergio Adriano da Silva Carvalho, em “Poço Branco no Contexto da Ocupação do Rio Grande do Norte”, disponível em: http://edufrn.ufrn.br/bitstream/123456789/288/1/PO%C3%87O%20BRANCO%20NO%20CONTEXTO%20DA%20OCUPA%C3%87%C3%83O%20DO%20RN.pdf.
Baseado no trabalho de Sr. Raimundo Cacheado, tentando ser o mais fiel possível, elaborei o mapa que aqui apresento.
Neste entretempo veio-me uma questão: por quê a cidade de Poço Branco não fez, até hoje, alguma homenagem que mantenha viva a lembrança do Jacaré, sua coirmã?
Arnaldo Eugenio de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário