segunda-feira, 14 de junho de 2021

Em fim, os parentes de K-Ximbinho, em Taipu.

                                                     
Totinha Tomaz - Fonte: o autor

 

A algum tempo venho pesquisando a família Francisco de Barros, de Taipu, que teve como expoente K-Ximbinho, músico e maestro de expressão internacional. Havia encontrado Pedro Francisco de Barros, o pai do músico, e mais sete irmãos, e sabia que eram de Cachoeira.

Este fim de semana, com Dedé Medeiros, fomos visitar Antônio Durval Tomaz, velho amigo, desde a época do memorável campeonato de futebol de campo, em 1985 ou 86, onde Antônio Tomaz atual como juiz. Tinha a esperança de que Antônio Tomaz nos desse alguma pista dos descendentes dessa família, em Cahoeira.

Para grata surpresa estava ali, na residência de Antônio Tomaz, sua filha Maria Aparecida, conhecida por Totinha. Pois bem, é Totinha parente de K-Ximbinho, conforme genealogia a seguir:

Roza Maria de Barros era irmã de Pedro Francisco de Barros, esse casou-se com Joana Maria dos Prazeres e foram os pais de Sebastião de Barros (K-Ximbinho) e Irene de Barros.

ROZA MARIA DE BARROS, casou-se com João Soares Cajueiro e foram os pais, dentre outros filhos, de: 

F.01 - MARIA NAZARÉ SOARES DE BARROS, casou-se com Pedro Miguel de Oliveira e foram os pais, dentre outros filhos, de:

N.01 - MARIANA OLIVEIRA, casou-se com Antônio Tomaz Durval (1º matrimônio de Antônio Tomaz) e foram os pais de:

BN.01 - JOSÉ ANTÔNIO.

BN.02 - MARIA APARECIDA (Totinha)

BN.03 - MARIA DE FÁTIMA.

BN.04 - MARIA DE LOURDES.

 

7 comentários:

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...