terça-feira, 25 de maio de 2021

Mais do Desembargador Aprigío Augusto Ferreira Chaves

 


Do Desembargador Aprígio Augusto Ferreira Chaves, que era irmão do ex-Governador Joaquim Ferreira Chaves Filho, encontrei o registro do foro de terra ao Patrimônio de N. S. do Livramento, sendo esse documento mais uma evidência de que o Desembargador morava em Taipu, onde faleceu e foi sepultado. No assento do foro não foi informada a localização do fora, assim não sabemos em qual das ruas da Vila morou o Desembargador.

 

“O D. (Desembargador) Aprígio Augusto Ferreira Chaves afora no Patrimônio de N. S. do Livramento do Taipu um terreno de dezesseis palmos de frente com direito a cento e cincoenta de fundo, sujeitando-se a pagar anualmente ao mesmo Patrimônio cincoente reis por palmo que importa em oitocentos reis (800, sob pena de cahir em commisso se não pagar em dois anos consecutivos, não podendo vender ou alienar sem o consentimento do senhorio que tem o direito de preferencia e de receber o laudêmio se for vendido a outrens, e as mais disposições que regem sobre  esta matéria. E para constar mandei lavrar este termo que assignei.

Ceará Mirim, 16 de junho de 1902.”

Relembrando, conforme já postamos aqui, o óbito do Desembargador Aprígio Augusto do Ferreira Chaves é o primeiro registro do livro de óbitos do Cartório de Registros Civil de Taipu.

Fontes:

Livros de Foros do Patrimônio de N. S. do Livramento de Taipu.

Cartório de Registros Civil de Taipu. Disponível via: https://www.familysearch.org/search/catalog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...