terça-feira, 11 de maio de 2021

José Luiz Cavalcante

                                    Imagem: Acervo da Câmara Municipal de Taipu

JOSÉ LUIZ CAVALCENTE, natural da Cidade de Lajes / RN, filho de Luiz Tomaz Cavalcante e Maria Romeiro Cavalcante, transferiu-se para Taipu, ainda moço, onde radicou-se; casou-se com Zuíla Alves da Rocha, nascida em Taipu a 01/11/1916, filha de Adão Marcelo da Rocha e Luíza Querubina do Nascimento; foram os pais de três filhos: Ivan Luiz Cavalcante, Maria do Livramento Cavalcante e Marcelo José Cavalcante; Emanoel Romeiro Cavalcante, que foi prefeito de Taipu, irmão mais novo de Seu Zé Luiz, nasceu após o falecimento do pai, assim foi criado por José Luiz e Zuíla, constituindo-se o quarto filho do casal, nascido antes dos filhos biológicos.

José Luiz Cavalcante foi um homem bem sucedido nos negócios: criador, foi proprietário das terras conhecidas como “O cabeço de Seu Zé Luiz”, propriedade que pertence atualmente ao Dr. Inamar Torres; foi proprietário da empresa de viação terrestre Nossa Senhora do Livramento, firma que depois foi incorporada à Empresa Cabral.

Político, foi presidente da Câmara Municipal de Taipu, de 02/12/1969 a 03/04/1970, além de ter protagonizado as memoráveis disputas pela Prefeitura de Taipu, nas eleições de 30/11/1968 e 15/11/1976, contra Geraldo Lins de Oliveira, “o Mocó”, esse vencedor dos dois acirrados embates.

Religioso, devoto de Nossa Senhora do Livramento, herdou do sogro Adão Marcelo da Rocha o papel de liderança frente aos festejos religiosos da Igreja, era sempre, por exemplo, o Presidente da Comissão das Festas da Padroeira Nossa Senhora do Livramento.

Seu José Luiz Cavalcante passou por uma tragédia pessoal / familiar: aos 14/12/1955 quando retornava da romaria à Cidade de Canindé, no Estado do Ceará, na BR-304, entre as cidades de Mossoró e Assu. o Caminhão Mixto desgovernou-se e tombou. O motorista fugiu, Sr, José Luiz ficou gravemente ferido e, dentre as vítimas fatais do terrível acidente, estava seu filho Ivan Luiz Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...