segunda-feira, 5 de abril de 2021

Taipu e os Desembargadores

   

Desembargadores José Gomes da Costa, João Maria Furtado, Cristóvam Praxedes e Osvaldo Soares da Cruz - Imagens: foto reprodução.

Desembargador APRÍGIO AUGUSTO FERREIRA CHAVES, filho do Bacharel Joaquim Ferreira Chaves e Maria Clara Ferreira Chaves; nasceu no ano de 1860, faleceu em Taipu, onde residia, aos 19/07/1906 e foi sepultado no Cemitério da Vila de Taipu; foi casado com Julita de Almeida Chaves; era irmão de Joaquim Ferreira Chaves Filho, que foi o 14º e 20º governador do Rio Grande do Norte.

Desembargador JOSÉ GOMES DA COSTA, filho do Coronel João Gomes da Costa e Bernardina Rodrigues Santiago; nasceu no lugar Pitombeira, Taipu, aos 17/03/1902 e faleceu aos 24/01/1982; casou-se com Maria Lígia de Miranda Gomes; deu nome ao antigo Fórum Municipal de Taipu.

Desembargador JOÃO MARIA ZÓZIMO FURTADO, filho de João Baptista Furtado e Dorothéa Júlia de Oliveira Furtado; nasceu no lugar Baixa Verde, pertencente à Taipu, à época, aos 09/07/1903; casou-se com Jacyra Brandão Furtado; foram pais, dentre outros filhos, de Roberto Brandão Furtado, ex Deputado Estadual e ex Presidente da OAB/RN.

Desembargador CRISTÓVAM PRAXEDES (2º com esse nome), filho de Otávio Praxedes do Amaral Lisboa (ex Prefeito de Taipu) e Maria das Dores Soares; nasceu em Taipu aos 31/01/1940; casou-se com Adélia Isabel da Cunha.

Desembargador OSVALDO SOARES DA CRUZ, filho de Sinésio Ferreira da Cruz (ex Prefeito de Taipu) e  Maria Soares da Cruz; nasceu em Taipu aos 14/03/1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...