quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Carta da Sesmaria da Serra Pelada ao Padre Fidelis de Paiva Ferreira.


 

"Dote de Sesmaria concedido a Fidelis de Paiva Ferreira na Ribeira do Seara mirim, entre o sitio do Inhandu e o sitio Mar qualhado na Serra Pelada com foro de duas patacas por légua.

Manoel Jose da Costa Martins, Capitão Comandante da Fortaleza dos Santos Reis Magos e Antonio Martins Praça, vereador mais velho da Camara, Governadores interinos desta Capitânia por A. A. R. Pricipe Rgte Nosso [... ...] Dº João VI. Fazemos saber aos que esta Carta de Sesmaria virem, que bem quanto aos [...] a dizer por sua petição cujo theor há o seguinte: Illmos [...] do Governo Interino. Diz Fidelis de Paiva Ferreira, da Cap.nia da paragem nesta do Rio Grande do Norte se [...] uma porção de terras devolutas e desaproveitadas desprovidas do Rio Seara-mirim para a parte do sul, buscando diz, no lugar intitulado serra-pelada, ficando-lhe o Sitio do Inhandu ao poente e o do mar-qualhado ao nascente, as quais terras são seccas e de Catingas, que serviram para criar seus gados, fazendo-lhe algum benifício como pretende..."  a Carta continua.

 

Assim começa a Carta de Concessão do Dote de Sesmaria, na Serra Pelada - Taipu/RN, ao Padre Fidelis de Paiva Ferreira, o provável “Arquiteto” da Vila de Taipu. O assento é datado de 04/11/1811, e ao longo das 4 páginas e meia, traz, em minúcias, o Termo de Doação.

 

Fonte:

Registros paroquias, 1722-1962 – Igreja Católica Nossa Senhora da Apresentação da Catedral (Natal, Rio Grande do Norte) – Registros de sesmarias e patente 1795-1935.

3 comentários:

  1. Será que essa sesmaria envolve as localidades do Logradouro, Umarizeira e Xinxá e pelo visto é que a localidade das Queimadas por está mais próxima deve fazer parte dessa sesmaria. As demais localidades mensionadas estão um pouco afastadas do antigo Mar Coalhado no município de Ielmo Marinho atualmente.

    ResponderExcluir
  2. Francisco, esse assunto é muito interessante, carece de pesquisa mais aprofundada. Identificar todas as localidades do município que pertenceram às sesmarias e seus respectivos donos, é de grande valia para o estudo da genealogia dos nossos pioneiros.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Parabéns por resgatar as memórias da nossa historiografia.

    ResponderExcluir

Da passagem de João da Maia Gama, a serviço do Rei, por Taipu.

  DIÁRIO DA VIAGEM DE REGRESSO PARA O REINO, DE JOÃO DA MAIA GAMA, E DE INSPEÇÃO DAS BARROS DOS RIOS DO MARANHÃO E DAS CAPITANIAS DO NORTE...