terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Assento de casamento do Barão de Ceará Mirim


 “Aos nove de outubro de mil oitocentos e trinta e nove, na Capella, em caza de Francº Teixeira de Araujo, se receberão em Matrimônio, Manoel Varella do Nascimento, filho legítimo de José Felix da Silva, e Anna Teixeira Varella, com Bernarda Dan-tas da Silva, filha legítima de Francº Teixeira de Araujo e Izabel Dantas Xavier, presentes as testemunhas, Felippe Varella Santi-ago, e Francº de Souza Xavier, do que para constar, mandei fazer o presente assento, que assigno. Candido José Coelho, Vigário Emcommendado”.

Fontes:

Livro de casamentos nº 5, fls. 49, da Paróquia do Ceará- Mirim, acessado pelo site https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS27-29YJ-M?i=3134&cat=1046016.

www.colecaomossoroense.org.br, Olavo de Medeiros Filho, OS BARÕES DO CEARÁ-MIIRM E MIPIBU, Edição especial para o Acervo Virtual Oswaldo Lamartine de Faria.

 

 

 

2 comentários:

  1. Um título de nobreza muito requisitado por muitos senhores do senhores de engenho,do café,do ouro e da borracha (o látex),ente outros produtos de matéria-primo em cada ciclo econômico do Brasil Imperial.

    ResponderExcluir
  2. Esses antigos título nobliarquircos de barão,coronel,major,tenente,capitão de milicia da Guarda Nacional eram todos comprados,esses homens não ganhavam nem um centavo do estado brasileiro no período da monarquia e nem depois no período republicano,a Guarda Nacional foi extinta no ano de 1922.

    ResponderExcluir

Estaria nesta fotografia o Cel. Manoel Eugenio?

  Recebi esta foto de Clara Paiva de Moraes.  Para contextualizar: Clara é filha de Ubirajara Paiva de Moraes e de Zélia Ferreira de Lima,...